Dicas para conduzir o caminhão com a postura segura

Os caminhoneiros dirigem por horas e cruzam o Brasil por semanas ou até mesmo, meses. Mesmo com a experiência, alguns profissionais dão pouca atenção a postura na hora de conduzir o caminhão e ao final do dia, estão com dores nas costas, podendo comprometer a saúde e o rendimento no trabalho. Além disso, manter a postura correta evita situações de perigo e até mesmo acidentes.

Por isso, o Conselho Nacional de Trânsito – COTRAN – recomenda algumas atitudes em sua apostila de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros:

Segure o volante com as duas mãos, na posição do relógio marcando 9 horas e 15 minutos, para que seja possível enxergar o painel e acessar os comandos do veículo.

O cinto de segurança deve se estar ajustado firmemente e deve passar sobre o peito, nunca sobre o pescoço.

Posicione-se de modo que veja as informações do painel, através do qual pode verificar sempre o funcionamento de itens importantes.

Dirija com os braços e pernas ligeiramente dobrados, para diminuir as chances de lesões.

Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco.

 

Ajuste o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos.

Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo.

Evite apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando e use calçados bem fixos aos pés, para que os pedais sejam acionados rapidamente e com segurança.

Com esses cuidados o caminhoneiro irá preservar sua integridade física, terá mais rendimento e claro, evitará acidentes.

CATEGORIAS

Dica de postagem: