ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO – Por que é tão importante?

A velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar nunca foi tão válida quando o tema é carro. A realização de manutenções preventivas, evitam que partes do carro sofram desgastes desnecessários, diminuindo assim as idas inesperadas ao mecânico, o que pode se tornar mais caro e complexo.

Dentre as manutenções necessárias não podemos deixar de citar duas das mais importantes, o alinhamento e balanceamento. Estes dois procedimentos permitem que o veículo fique mais seguro e sofra menos desgaste nos pneus além de proporcionar mais conforto na direção.

Mas o que é o alinhamento?

Os desvios e trancos em excesso nas vias com buracos e irregularidades causam um maior desgaste nas bordas dos pneus, o que faz com que o veículo acabe pendendo demais para um dos lados, ou seja, fica desalinhado.

O alinhamento tem como objetivo ajustar o ângulo dos pneus, alinhando-os novamente ao volante. O procedimento além de prevenir o desgaste irregular dos pneus, aumenta sua vida útil e contribui na economia de combustível.

Em um primeiro momento as rodas são analisadas a fim de verificar se estão convergindo (ângulo para dentro) ou divergindo (ângulo para fora). Em seguida é realizada a correção.

E o balanceamento?

Em geral, quando ou pneus recebem constantemente peso sempre do mesmo lado, com uma quantidade maior de sobrecarga em apenas uma ou 2 rodas, há um desequilíbrio entre as rodas e os pneus.

Este desequilíbrio causa trepidação e barulho em todo o veículo, principalmente ao atingir uma certa velocidade e o objetivo do balanceamento é corrigir esse desequilíbrio reduzindo as vibrações internas.

O procedimento é feito da seguinte forma. São colocados contrapesos nas rodas em desequilíbrio, assim o peso é distribuído igualmente por todo o veículo.

Quando e como devo fazer?

O ideal seria a cada 10 mil quilômetros rodados, mas a rotina de uso do veículo também pode influenciar a frequência das manutenções.

Por este motivo, se você sentir o carro puxando para um dos lados, trepidações e falta de estabilidade ao dirigir ou se sofreu algum acidente de trânsito com colisão, leve o carro para realizar tais procedimentos o quanto antes.

É importante lembrar que os serviços precisam ser feitos nas 4 rodas e também quando os pneus são trocados.